A arte e o prazer de se preparar um excelente café

Tomar um ótimo café todos os dias é possível e até relativamente fácil. Existem algumas técnicas básicas e simples que você precisará seguir e eventualmente adaptar à sua preferência; com isso o hábito de tomar café em casa tornar-se-á uma experiência completamente diferente, prazerosa e muito rica em sabor.

A primeira providência para fazer um bom café em casa é obter um grão de boa qualidade de uma fonte confiável. Certifique-se de que o café seja 100% arábica, Os cafés da espécie arábica apresentam sabor, aroma e doçura bem superiores aos dos cafés robustas, que, em geral, são utilizados apenas para reduzir o custo do produto. Verifique se o café possui referência de origem e certifique-se da validade do produto. Dê preferência para cafés orgânicos verificando na embalagem o selo ou os selos de certificação orgânica, eles são a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos isentos de qualquer resíduo tóxico. Cafés Orgânicos possuem mais nutrientes e são benéficos à saúde, além de não causarem azia.

                Quanto ao armazenamento; se você comprou café em grãos e vai tomá-lo em menos de três semanas, poderá mantê-lo na embalagem original, desde que esta esteja fechada com uma fita crepe ou o ‘Tin-Tie’, aquela haste metálica que vem em alguns cafés especiais. Se você comprou um café já moído, poderá colocá-lo em um pote metálico ou de vidro fechado hermeticamente. Guarde o pote em um local fresco e preferencialmente não coloque-o em geladeira devido à condensação que umedecerá a superfície e trará mais danos do que vantagens.  O ideal é que você compre café em pequenas quantidades, semanalmente, e desta forma tenha sempre café fresco em casa.

Água X café – equilíbrio ideal

Esta decisão é pessoal e vai afetar a quantidade de sólidos dissolvidos na bebida final. O interessante é extrair entre 18% e 22% da massa total do café moído. Uma proporção recomendável é de 150ml de água (aproximadamente 2/3 de xícara) para 12g de café moído (aproximadamente 1 colher de sopa rasa) e a temperatura variando entre 90˚C a 94˚C, para a ideal extração dos óleos essenciais, ácidos clorogênicos, açúcares e sais minerais presentes no café.

Coe seu café individualmente – Algumas dicas

Este método é um dos mais populares atualmente entre os apreciadores de café. Ele evidencia a doçura e a acidez do café, deixando uma bebida cristalina e aromática na xícara.

Utensílios: Chaleira, suporte para filtro de café, filtro de papel ou de pano, xícara ou caneca de vidro ou porcelana

 

  • Coloque o filtro de papel sobre o porta-filtro ou o coador de tecido sobre a caneca ou xícara
  • Aqueça a água até a fervura e enxágue o filtro com 100ml de água. Isto tem três objetivos: aquecer todo o conjunto para que, quando fizer o café, este não esfrie rápido no contato com as peças frias; retirar qualquer sabor residual de papel existente no filtro e ajustar o filtro de papel contra as paredes do porta-filtro, onde estão as ranhuras.
  • Não se esqueça de descartar esta água.
  • Aqueça outra porção de água, respeitando a proporção e a temperatura acima sugeridas, agora preferencialmente que seja uma água mineral, coloque o café moído no filtro e comece a despejar suavemente a água bem quente sobre o café até umedecer todo o pó (pré-infusão).
  • Aguarde entre 20 e 30 segundos e volte a colocar a água num movimento lento e circular.Verifique o tempo total da filtragem desde a pré-infusão – deve ficar entre 2 e 3 minutos.

Coador/Filtro de Pano

 Este método, tradicional em todo o Brasil, confere a bebida equilíbrio em doçura, além de maior aroma e corpo, porque permite a passagem de uma quantidade maior de óleos.

Após o uso, deve-se ter o cuidado de lavar o coador com água quente e guardá-lo em um recipiente, com tampa, na geladeira.

Degustação

O café deve ser idealmente degustado em temperatura de aproximadamente 70˚C, mas cabe a cada um descobrir sua preferência particular para apreciar a bebida. Já sabemos e sentimos os diversos benefícios que ela nos proporciona, principalmente se for orgânica e de boa qualidade.

 

Maiores informações com José Alexandre Ribeiro Filho – Agrônomo e diretor da Empresa IAO Orgânicos  – que desde 2002 é pioneira em nossa região na comercialização de café Orgânico e tem como visão, projetar Franca e a região da Alta Mogiana no cenário nacional e internacional como grande polo produtor de café e outros alimentos orgânicos; valorizando a agricultura orgânica familiar além de integrar produtores, processadores, distribuidores e varejistas no mercado orgânico, formando parcerias economicamente sustentáveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: