Café forte não existe.

Você já ouviu o ditado “café bom é café forte”? Pois então, vamos entender um pouco mais sobre isso e saber se é verdadeiro ou não.

A palavra forte, neste caso, indica intensidade e, em se tratando de café, tem sua origem principal no processo de torra. Não se sabe ao certo como essa tradição por cafés com torras extremas começou, mas tudo indica que foi pela baixa qualidade dos grãos consumidos. O ponto de torra ideal para cafés de alta qualidade é quando o vapor se torna perfumado e logo começa a ser ouvidos barulhos semelhantes a pipocas estourando. Com isso, é denominado de ‘primeiro crack’. Primeiro ponto de torra: logo após o primeiro crack, temos o primeiro ponto de torra que podemos considerar como completo, ponto denominado City Roast.

Quando lemos nas embalagens “café extra-forte”, “café forte” ou “café intenso”, nada disso tem a ver com a quantidade de cafeína. Normalmente, o que essas embalagens querem dizer é apenas que o sabor da bebida é mais amargo. A cafeína é uma substância que confere um sabor amargo ao café, por isso que muitas vezes pensamos que “quanto mais amargo, mais forte o café”, porém, não é verdade. Acontece que  a cafeína não é a única fonte de amargor da sua bebida, a torra faz parte também desse processo. Quanto mais escura a torra do grão, mais amarga a bebida.

A torra muito escura pode chegar a destruir parte dessas moléculas, tornando o seu “café forte” possivelmente menos eficaz em te deixar “acordado”. Pegamos um exemplo claro: ao escolher um café de torra média você ganha em sabor sem perder em cafeína. Portanto, você não precisa sofrer para ficar acordado. Optar por cafés com torra clara ou média é questão de saúde. O café é uma bebida altamente complexa, rica em sabores, naturalmente doce, com leve acidez que o torna uma bebida rica. Ao escolhermos um café “Forte” ou “Extra Forte” perdemos todos os atributos de qualidade de um café, além de corrermos riscos para nossa saúde. Tente sempre conferir a data de torra nas embalagens do seu café, ela é quem garante que aquele alimento está fresco e, portanto, ainda preserva suas melhores características.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: